lembro direitinho quando eu era criança e ia na padaria para minha mãe (achando, aliás, que eu já era muito velha e responsável....) e voltava com um saco de pão numa mão, um pacotinho (de papel) com mortadela e uma coca 2 litros na outra mão. Sem sacolinha nenhuma. Tudo bem, era necessário um pouquinho de equilíbrio pra coca não sair rolando pelo chão, mas eu era só uma criança....
hoje evito ao máximo pegar sacolinhas plásticas. Sério mesmo. Tenho duas sacolas de feira que uso para fazer as compras do dia-a-dia. Principalmente porque a maioria dessas compras eu faço à pé. Claro que às vezes esqueço de pegar e às vezes passo no mercado antes de vir pra casa, mas via de regra eu levo. E quando não levo fico com uma sensação estranha de que estou fazendo alguma coisa errada.... E quando passo só pra comprar pão ou só um refri?? A moça do caixa me olha como se eu fosse uma aberração quando solto um esganido "não preciiiiiisa" quando ela já vai colocando um saquinho dentro do outro.... qual a utilidade de colocar o saco de pão dentro da sacola, pelo amor de deus!!
mas tem o lado ruim: fui uma vez querer ser toda ecologicamente correta e pedi uma caixa de papelão abandonada perto do caixa de um mercadinho aqui perto. Quando fui tirar a caixa do carro, o fundo abriu e lá fui eu recolher do chão da garagem pacote de salgadinho, papel higiênico, cebola, desodorante.... um papelão!! (ok, piadinha infame)
o fato é que é muito simples cada um fazer a sua parte com relação às sacolinhas. Pelo menos na maioria das vezes. Se conseguirmos reduzir pela metade já será um bom começo na verdade. É só pensar duas vezes antes de pegar aquela sacolinha pra colocar só um saco de pão, ou só um refri, ou um salgado e um refri da lanchonete do hospital.... sempre tem um amigo do lado pra levar o café, né??
do mesmo assunto, um pouquinho diferente
na academia onde eu malho tem uma coisa que me incomoda muito: eles deixam um filtro com copos plásticos à disposição dos malhadores. Ilimitado. E o pior é que a galera pega um copo, bebe água, joga o copo, corre na esteira, pega outro copo, bebe água, joga o copo fora, faz musculação, pega o terceiro copo, bebe água, joga o copo..... Se eu administrasse a academia eu ofereceria para cada aluno um squeeze (eu sei que também é plástico) e estimularia o uso individual diário, para reduzir o impacto ambiental.... tudo bem, foi só uma utopia.
Um comentário:
Mais uma vez por aqui...primeiro, nao sabia que a minha amiga médica também poderia ser uma colunista de tantos assuntos. Já sabe que dentre a lista das possíveis profissões, esta seria uma boa para vc...segundo, também sinto falta da sacolinha de papel e, pra mim é até meio nostálgico, pois lembro de ir fazer compras com a minha madrinha no interior de Pernambuco e voltar carregando uma sacola marrom...terceiro, lá na academia tb tem esse problema do copo plástico. Mas o dono resolveu colocar uma canetinha vermelha de escrever em slides, colocou uma prateleira e aí quem bebe água, escreve o seu nome no copo e fica reutilizando até o fim do treino...Boa sugestão, não? bjs
Binha
Postar um comentário