quarta-feira, dezembro 09, 2009

cena em um cartório

enquanto diversas pessoas aguardavam - ou na fila, ou sentados esperando sua senha brilhar no painel -, chega uma moça de aproximadamente 30 anos, calça jeans, tênis, camiseta, cabelo na altura dos ombros e se dirige diretamente ao caixa:
- aqui estão os 4 reais que fiquei devendo....
- muito obrigado senhora!
- (virando para o rapaz que pagava suas taxas) ele não queria deixar que eu fosse embora porque achou que eu não voltaria para pagar!
o rapaz riu, a moça agradeceu o caixa mais uma vez e foi embora.

se todas as pessoas fossem honestas, talvez não houvesse necessidade de se perderem tantas horas em filas de cartório para autenticação de documentos e reconhecimento de firmas. Porque, convenhamos, se alguém quiser falsificar um documento por qualquer razão, não vai ser uma autenticação que vai impedir o falsário de atingir seu objetivo.... Não seria tão infinitamente mais simples se fosse preciso só mostrar o documento para o órgão que o requisita e pronto? Aliás, por que essa gente precisa de tanto papel?? Como é que nós vamos salvar o planeta desse jeito?? Mas não dá pra falar essas coisas num país campeão em burocracia como o nosso, infelizmente.... Aí volta aquela velha discussão do porquê não temos um documento único, um cadastro único das pessoas, um imposto único, etc, etc.... Enfim, nada que eu, sozinha, possa resolver (fato nada incomum nesses dias, aliás!!).

Nenhum comentário: