sexta-feira, abril 15, 2011

Brasil: o país da hipocrisia Com a diminuição dos limites de velocidade em grandes vias da capital paulista, fica a dúvida: os engenheiros de tráfego respeitam esses limites? Estou cansada de ver carros da CET acima da velocidade permitida antes dos radares e (como todos a sua volta, por sinal), reduzirem bruscamente ao avistar a "torre de controle". Em rodovias, a mesma coisa: polícia rodoviária, carros de socorro e afins, sempre acima da velocidade máxima fictícia, sempre reduzindo nos radares. Eu gostaria de ver o tal estudo que comprova que passar o limite de uma avenida como a 23 de maio, por exemplo, de 70 para 60 km/h reduz acidentes. Na minha santa ignorância imagino que quem se envolve em acidentes não está a 70 - e sim a 90, 100, 120.... E esse cara vai continuar a 90, 100, 120 - sendo o limite 70, 60, 50.... Será que o interesse está realmente na redução de acidentes? Eu duvido muito.... Porque se estivesse, o foco seria em blitz para se fazer cumprir a lei seca, em semáforos inteligentes e em monitorização efetiva. E não nessa palhaçada de radares num país onde há necessidade de se colocar uma placa gigante com a velocidade máxima antes do radar - caso contrário é só contestar a multa e nada é gasto - porque nem mesmo quem "projeta" tal velocidade máxima acredita nela.

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