sábado, agosto 07, 2010

Fuso horário

Já parou pra pensar como é que foi descoberto o fuso horário?
Na verdade, o que realmente aconteceu talvez nem seja tão interessante ou surpreendente assim, mas esta tarde me pus a pensar nisso.
E imaginei várias coisas....
Porque no tempo das grandes navegações - que foi quando se começou a entender melhor a grandeza do mundo (pelo menos no que diz respeito à história ocidental clássica) - as viagens eram muito demoradas e, imagino eu, o tempo era calculado pela sombra. Então acho pouco provável que os portugueses e espanhóis de antigamente tenham se dado conta de que, ao chegarem à América, o faziam com algumas horas de atraso (ou seria antecedência?? pontos de vista!!) em relação ao horário europeu.
Depois pensei que talvez os estudiosos desde o tempo de Galileu já tivessem pensado nisso e jamais teria acontecido o primeiro diálogo por telefone transcontinental em que o amigo acordava o outro na madrugada sem ter a menor ideia do porque isso acontecia....
De qualquer forma é um assunto intrigante se você tiver a disposição de pensar dessa forma (e não com um racionalismo burocrático). E talvez remeta a uma das questões mais antigas da humanidade, a questão do que é o tempo. Se aqui são oito da noite e em outro lugar são onze da noite, o agora lá é o mesmo daqui ou o agora daqui é o agora de lá três horas antes?
Irrelevante? Provavelmente. Mas que é divertido....

Nenhum comentário: